quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

2ª AULA - ESTUDO DE TEXTO

LER, INTERPRETAR, CORRIGIR, REFAZER E PRODUZIR SERÁ NOSSO ESTUDO
“O segredo do bom texto consiste em dizer de modo fácil coisas profundas, significativas e reveladoras e não em dizer coisas simples e óbvias de modo complicado” (Edméia Neiva)
“A simplicidade da linguagem não é incompatível com a riqueza de conteúdo”
(Carlos Leite Vieira)
O português, como todas as línguas é uma língua viva, que vai se modificando, reaparecendo ou desaparecendo outras palavras. No entanto, é preciso ter cuidado e evitar as redundâncias, os neologismos, os estrangeirismos, latinismo ou modismos.

FELÍCIA
A Felícia tinha sorte para o namoro. O elo de ligação entre amigos era também seu forte. Além da amizade, encarava de frente todos os que com ela se relacionavam, na escola, na rua, no baile ou em qualquer festa. Colecionava um panorama geral para ter um novo modelo de namorado a cada dia, se possível. E triste daquele que se metesse com ela, enfrentava de frente.
O eixo central, isto é, o eixo básico de sua pomposa atitude, o de atrair tanto namorado assim, - era ser rica - e a sociedade como um todo sabia disso; não dava marmanjo sobrando que não a quisesse prioridade absoluta tê-la como amante que fosse. Sabiam todos que tinham um futuro para frente, e hajam moços fazerem planos para o futuro: superar radicalmente as vontades, e, quando jovem, aí não tem para ninguém, superar é o desfecho final: casar-se, se até fosse o caso.
Mas a moça tinha algumas intenções embrionárias: cooperação conjunta entre namorados nem ver. Cada qual podia ser seu namorado, no entanto, nunca eles se deviam encontrar. Assim, planejava antecipadamente o encontro, há uns dias atrás. Sempre que via um, recebia-o com sorrisos nos lábios, sintomas indicativos de que nada pudesse ser desconfiado pelo outro. Até inventava ou desconversava quando alguém a perguntava por  aquele que tinha viajado a países do mundo, posto que sempre era motivo de desculpa. Não estava mais com ela. Ela, com a cara mais deslambida como era, dizia afrontosamente: vou estar enviando noticias minhas...
Assim, em matéria de fidelizar, Felícia era uma expert. Seu hobby ou sua bom vivant, a priori, nunca foi otimizar seus staffs de namorados, mas compatibilizar-se com eles.
Leia com atenção o texto. Identifique tudo o que se explicou antes. Resolvas as questões propostas pelo professor.


3ª AULA:  PARA ESCREVER BEM

Eis algumas dicas de uso constantes que devemos evitar ao escrever um texto:
(Explicação em sala, com exemplos práticos)
1.       As redundâncias

2.       Os neologismos

3.       Os estrangeirismos

4.       Os latinismo

5.Os modismoS

6.Os galicismos

Leia com atenção o texto. Identifique tudo o que se explicou antes. Resolvas as questões propostas pelo professor.
            Reescrever o texto “Felícia”, retire dele todos os vícios possíveis (os item de 1 a ¨6, se houver). Ao reproduzi-lo tente ser coeso e coerente com a narrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário