quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A CONJUNÇÃO E O ESTUDO DAS ORAÇÕES

A CONJUNÇÃO E O ESTUDO DAS ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
CONCEITOS
Não há como separar o estudo das conjunções, sem colocá-las dentro dos períodos coordenados e subordinados. O período coordenado é aquele que recebe uma conjunção para ligar suas orações, as quais sempre indicadas por verbos. São chamados coordenados porque são independentes entre si. Já o período subordinado é aquele ligado por uma das conjunções subordinativas. A oração subordinada depende da principal e vice-versa, para que haja entendimento na frase. Exemplos:
       e        volte logo                      Não fui      porque      não quis.
                      1ª or.ind.  conj.            2ª or. Ind.                                              1ª Or.principal          conj.                   2ª or. subordinada

A conjunção é a palavra que estabelece relação entre duas orações ou entre dois termos que exercem a mesma função sintática. (Faraco e Moura, L & L, pág. 369).
Então, a conjunção liga oração ou termos. Quando liga oração aparece sempre, pelo menos, dois verbos (os exemplos acima). Se ligar termos, as palavras são da mesma classe gramatical.
João       e      Maria são felizes.    Comprei casa    mas também   carro este ano.
                   1º termo        conj.         2º termo                                                                        1º termo        conjunção                    2º termo

LOCUÇÃO CONJUTIVA
As conjunções formadas por mais de uma palavra são chamadas de locução conjuntiva, porém têm o mesmo valor de uma só palavra. São exemplos: mas também, desde que, uma vez que, em que pese a, à proporção que, à medida que, que nem etc.
CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES
As conjunções podem ser coordenativas e subordinativas.
As conjunções coordenativas ligam orações independentes ou termos.
Fui        e         vim     mas também    venci
                 1ª or.ind.          conj.         2ª or.ind.             conj..                            3ª or.ind. 

[Podem ser entendido assim: Fui (eu fui – e pronto); Vim (eu vim – e pronto); mas também = e; venci (eu venci – e pronto). É por isso, que os termos são independentes].

Nenhum comentário:

Postar um comentário