quinta-feira, 4 de novembro de 2010

LITERATURA CONTEMPORÂNEA

LITERATURA CONTEMPORÂNEA

            O mundo artístico reflete-se pelo contexto sócio-político e econômico que surgem com a história e as tendências culturais de cada povo. Assim, a mudança na literatura se manifesta com objetivos de expressar os meios que convivem essa tendência e história através da linguagem.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial surgem novas formas de pensar o mundo; o movimento concretista da década de 50 e 60 dá continuidade às pesquisas da manifestação de mudança na literatura da geração de 45, e faz nascer o tropicalismo e, consequentemente,  as propostas para o modernismo de 1922.
As censuras, as prisões, os exílios, a dispersão cultural e a desorganização da produção artística ocorreram com o evento do AI-5 de 1969. A partir daí, as produções artísticas aparecem valorizadas de forma individual e mantidas até o início deste século.
(Texto do Livro Português: Linguagens: Vol. 3, pág. 278, de Cereja, William Roberto, adaptado pelo professor como reprodução de texto)   

Um comentário:

  1. O texto foi adaptado para trabalho em sala de aula com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Reproduzi como correção e exemplo de dissertação.

    ResponderExcluir